Numa sessão conjunta repleta de representantes dos setores ligados ao entreterimento, parlamentares do Podemos manifestaram posição favorável à manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). A Comissão Geral para debater os impactos para os setores de eventos com a publicação das MPs 1.202/2023 e 1.208/2024 foi realizada a partir de requerimento do deputado Gilson Daniel (ES).
A presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu (SP), relatora da proposta de criação do Perse, lembrou das dificuldades enfrentadas, em especial durante a pandemia de Covid-19. “Estamos trabalhando para garantir a manutenção do Perse. Conseguimos mantê-lo já na reforma tributária, e agora, mais do que nunca, nós precisamos estar unidos. Entramos, pelo Podemos, com ADIN para que seja declarada inconstitucional a medida provisória”, afirmou.
Coordenador da Frente Parlamentar Mista da Hotelaria, o deputado Gilson Daniel foi objetivo em seu recado: “Hoje estamos exatamente diante de uma situação dessas. Ou o Congresso Nacional age e dá o remédio capaz de ressuscitar o Perse, ou somente faz o tratamento paliativo de forma que ele vá sobrevivendo, ainda não sabemos como”.
O parlamentar lembra que o governo fala em enviar um projeto de lei com urgência constitucional para o Congresso. “Pela experiência que nós temos, poderá ser votado às pressas sem a participação da sociedade, atropelando as reais necessidades dos setores envolvidos”, alertou.
Líder do Podemos na Câmara, deputado Romero Rodrigues (PB), lembrou do empenho da Comissão do Turismo, presidida por ele em 2023, na manutenção do Perse. A dedicação não muda agora, segundo ele, com o olhar voltado para pequenas empresas do setor.
O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) lembrou da importância de apoiar ao turismo, o que é, para ele, “ajudar a indústria verde do nosso país”, como importante fonte de geração de trabalho e de renda. O deputado Dr. Victor Linhalis (ES) também participou da sessão conjunta e falou da coragem do setor para manter o nível de negócios, citando, por exemplo as “lives” com shows. “Depois que passaram as crises, economistas tentam derrubar um programa exitoso”, completou.
Clique aqui para ver mais fotos.
Fotos: Sérgio Lima – Liderança do Podemos