O autismo não pode ser invisível! E para garantir que essa causa ganhe o destaque e o investimento que merece, a deputada federal Renata Abreu (SP) protocolou o Projeto de Lei 374/2025, que cria o Programa Nacional de Pesquisa e Prevenção do Autismo (PNPPA).
A proposta coloca o autismo no centro do debate nacional, fomentando estudos científicos, o desenvolvimento de metodologias para diagnóstico precoce e políticas públicas voltadas para a inclusão.
Além disso, institui o Prêmio Nacional de Pesquisa sobre Autismo, que será concedido anualmente pelos Ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação, para reconhecer e apoiar as melhores pesquisas e projetos voltados à melhoria da qualidade de vida dos autistas e suas famílias.
Hoje, estima-se que o Brasil tenha cerca de 2 milhões de pessoas autistas – crianças, jovens e adultos que, muitas vezes, enfrentam barreiras desde o primeiro momento: a dificuldade de obter um diagnóstico precoce, o acesso precário a tratamentos e o desafio constante da inclusão escolar e profissional.
Foto: Nilo Martins