A presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu (SP), saudou o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), eleitos respectivamente presidente da Câmara e do Senado neste sábado. Eles estarão à frente das duas casas legislativas pelos próximos dois anos, período no qual contarão com a parceria do Podemos.
A deputada citou que as eleições são históricas, de muita convergência política. “Isso é fruto de um trabalho que os representantes do Congresso Nacional têm mostrado, capacidade de respeito, de diálogo, de construir consensos em torno das pautas que importam para o Brasil. Independente do campo ideológico, trabalhamos juntos para que a Câmara dos Deputados e o Senado possam ter independência, diálogo e respeito”, afirma.
“Que 2025 seja um ano próspero para o Brasil, que a gente possa avançar, independente da gente pensar diferente, e construir as soluções para a vida dos brasileiros”, completa a presidente Renata Abreu, ao lembrar dos espaços que o partido ocupa nas Mesas diretoras da Câmara e do Senado.
O líder do Podemos na Câmara, Rodrigo Gambale (SP), também comentou a eleição de hoje: “Quero parabenizar o deputado (Hugo Motta) pela eleição à presidência. Ele é um colega de bancada muito respeitado, um parlamentar jovem, com novas ideias e um defensor do fortalecimento do parlamento. Tenho muita confiança e torço que, sob sua liderança, a Câmara continuará sendo um espaço de diálogo e de avanços significativos para o Brasil. Estou à disposição para colaborar em pautas que beneficiem nossa população e contribuir para uma gestão que represente grandes conquistas para o país”.
O senador Carlos Viana (MG), líder do Podemos, cumprimentou o senador Alcolumbre pela eleição deste sábado: “Desejamos ao presidente Davi Alcolumbre muito sucesso. Nós, do Podemos, estaremos juntos para votar os projetos mais importantes para o país. Medidas que possam incentivar a economia, estimular a geração de emprego e combater de forma mais eficaz a criminalidade”.
Perfil do novo Presidente da Câmara dos Deputados
Hugo Motta é médico e foi eleito deputado federal pela primeira vez em outubro de 2010. Ele é titular da Comissão de Finanças e Tributação. Em 2015, foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou denúncias de corrupção na Petrobras e, em 2023, foi relator da PEC dos Precatórios, que limitou o valor de despesas anuais com precatórios. É autor de 32 projetos de lei e de 18 propostas de emenda à Constituição.
Foto: Alisson Esteves