Foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal o projeto que amplia a atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para todo o estado do Pará.
O projeto (PL 5372/2020) é de autoria do senador Zequinha Marinho, do Podemos do Pará. Ele defende a necessidade da empresa pública vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional atuar em todos os municípios paraenses.
Das 144 cidades do Pará, 98 já fazem parte da área de abrangência da Codevasf. Ocorre que a porção do estado que não é atendida pela Companhia apresenta municípios com os mais baixos índices de desenvolvimento econômico e social. É o caso das mesorregiões do Baixo Amazonas e do Marajó. Das 16 cidades marajoaras, 14 fazem parte da lista dos municípios brasileiros com o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Considerando que as ações da Codevasf podem contribuir com o processo de desenvolvimento dos municípios paraenses, o senador Zequinha reitera a necessidade de ampliar a área de abrangência da Companhia para todas bacias hidrográficas do Pará.
“A riqueza de recursos naturais precisa ser utilizada de forma racional e sustentável, o que poderá ser alcançado com a aplicação do conhecimento técnico adquirido pela Companhia para analisar as necessidades das populações locais e as ações possíveis para promover o desenvolvimento econômico e social daquela porção do território paraense que ainda está de fora da área de abrangência da Codevasf”, justifica o senador.
A Codevasf desenvolve projetos de irrigação para agricultura, a revitalização de bacias hidrográficas e para a redução dos efeitos da estiagem por meio da oferta de água para consumo humano e animal nas regiões em que atua.
Aprovado na CAE, o projeto segue agora para análise da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) em decisão terminativa.
Foto: Gabriel Tiveron – liderança do Podemos