Secretário de Relações Institucionais do Podemos, Bruno Ornelas assume também a coordenação política nacional do partido. O anúncio foi oficializado na última sexta-feira (14), em reunião em São Paulo.
“Agradeço a confiança do partido, na pessoa da Presidente Nacional, a deputada federal Renata Abreu, e toda executiva nacional. Da minha parte, assumo a missão de fortalecer o Podemos e os nossos valores de estar ao lado da população, ouvindo sempre a voz das ruas”, declarou Bruno Ornelas no ato de posse.
Entre as atribuições da Secretaria Nacional de Coordenação Política estão a execução de estratégia de crescimento político do partido; gestão de coordenadores regionais; definição de candidaturas majoritárias e proporcionais, execução das metas política estabelecidas; e representar a Presidência do Podemos, quando solicitado, em eventos nacionais e internacionais.
Podemos cresce
Nas eleições de 2020, confiança do eleitor brasileiro no Podemos fez o partido dar um salto gigantesco nas eleições municipais. Em comparação com 2016, o crescimento foi de 240% no número de prefeitos eleitos, saltando de 30 para 102 prefeituras. Nas vagas às câmaras municipais, o partido praticamente dobrou sua bancada de vereadores em todo o Brasil, ampliando de 764 para 1473 eleitos.
Atualmente, o Podemos possui a terceira maior bancada no Senado Federal, com nove senadores. Na Câmara, conta com 10 deputados.
Com uma postura independente, o Podemos trabalha para lançar candidatura própria à presidência da República em 2022.