O deputado Bruno Ganem (SP) reafirma seu compromisso com a transparência para as informações relacionadas à Câmara. “A divulgação de dados públicos é bandeira e marca do Podemos. Seguiremos o caminho da transparência para dados relativos a esta Casa Legislativa. Responder aos questionamentos feitos pela população é nossa obrigação”, afirma.
Secretário de Transparência da Câmara, Ganem fez um balanço dos dados do Centro de Documentação e Informação (Cedi). Relatório Anual da Lei de Acesso à Informação (LAI) referente ao ano de 2022 mostra que foram registradas 32.266 solicitações de informação, sendo que 94,6% das demandas foram atendidas em até um dia e apenas 0,4% foram indeferidas, nos termos legais.
Quanto às temáticas, o macrotema “Institucional” foi predominante nos pedidos, representando 31,0%, seguido pelos macrotemas “Deputado” (30,0%) e “Proposição” (27,1%). Os pedidos foram feitos, em sua maioria, por pessoa física (99,6%), do sexo masculino (59,0%) e de até 30 anos de idade (47,0%), informa a Agência Câmara.
O relatório traz também a listagem das informações classificadas com grau de sigilo (reservado, secreto ou ultrassecreto), ao longo de período determinado, com descrição que permita pesquisas futuras e correta recuperação.
Foto: Gabriel Tiveron – Liderança do Podemos