O deputado federal Bruno Ganem (Podemos-SP) é o novo secretário de Transparência da Câmara Federal. A indicação para o cargo na Mesa Diretora foi feita pelo presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), neste mês de março. Esta é a quarta vez que um parlamentar do Podemos assume o comando da Secretaria da Transparência. Na legislatura anterior, os deputados Roberto de Lucena (SP), José Medeiros (MT) e Léo Moraes (RO), todos podemistas à época, estiveram à frente do órgão.
Na secretaria, Ganem terá como responsabilidade a atenção e supervisão do cumprimento da Lei de Acesso à Informação, promoção da cultura da transparência na Câmara Federal, nos demais Poderes e na sociedade civil.
Além disso, o secretário da Transparência também terá a missão de propor medidas de aprimoramento da legislação, ampliar o acesso à informação e o controle social da administração pública. Bruno Ganem destaca que o trabalho será feito em conjunto com a sociedade.
“Essa relação (Setran e sociedade) será ampliada através dos projetos com as parcerias nos estados e também fazendo com que as boas ideias que chegarem, por meio da Secretaria, possam efetivamente terem uma tramitação aqui na Casa e possam gerar um eco legislativo.
No fim das contas, a população quer ser ouvida e ela quer que efetivamente o que é dito se torne realidade”, pontuou o deputado.
O parlamentar ainda afirmou que os projetos já executados pela Secretaria da Transparência serão ampliados para todos os estados. Desde que foi criada, em 2019, a Setran trabalha com os projetos “Cidadão que Vê”, “’Cidadão que Vê, Pergunta””, “Projeto ”Cidadão que Vê – Escolas” e “”Cidadão que Vê – Câmaras Municipais”, todos com objetivo de fomentar a cultura da transparência e promover a aproximação do cidadão do Legislativo.
“São projetos muito positivos que realmente levam esse conceito da população participando e acompanhando esse poder. A gente só quer dar amplitude a isso. Esses projetos estão muito ligados à vinda dos estudantes aqui na Câmara. O que é muito positivo. Agora, a gente quer capacitar, quem pode capacitar. A gente vai criar multiplicadores. Fazer contatos com secretarias estaduais e municipais de todos os estados. Utilizar também uma forma de capacitar parlamentares e suas equipes para que possam levar esses projetos para seus estados, sem gerar qualquer custo para Casa. Tenho certeza que muitos abraçarão essa causa”, frisa Ganem.
Foto: Gabriel Tiveron – Liderança do Podemos