Graças a uma articulação direta liderada pelo senador da República, Styvenson Valentim (RN), junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, 27 municípios de todas as regiões potiguares receberão cada um uma van completamente adaptada à acessibilidade.
Os veículos já estão disponíveis e o Ministério deve marcar em breve um momento oficial para a entrega às prefeituras. Esta será a maior entrega do país para um único estado e também articulada por um único parlamentar.
Os veículos serão usados para transportar, com mais dignidade e segurança, pessoas com deficiência, idosos e outros grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade para os serviços de acolhimento e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Além disso, possibilitam mais mobilidade das equipes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e facilitam a realização de visitas domiciliares e busca ativa em áreas mais distantes dos centros urbanos.
Cada van – denominada de MobSuas – custou cerca de R$ 310 mil aos cofres públicos. As 27 vans que estão vindo para o RN representam nada menos que 36% de todas as unidades destinadas ao Nordeste (75 no total) e 14% de todas as 186 unidades entregues no país nesta primeira etapa da iniciativa. As vans que seguem para os municípios do RN somam um investimento de R$ 8,3 milhões.
Os municípios beneficiados são: Acari, Assu, Caraúbas, Cerro Corá, Equador, Espírito Santo, Florânia, Itajá, Jardim de Piranhas, Nísia Floresta, Ouro Branco, Pedro Velho, Pendências, Portalegre, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, São José de Mipibu, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Serra do Mel, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Tangará e Tibau do Sul.
“Eu sempre ouvi dizer que um bom político tem que saber abrir portas e ser articulado em Brasília. Acho que era disso que estavam falando. Esta será a maior entrega de vans do Brasil e eu fico extremamente feliz em fazer parte da conquista, porque sei o quanto é importante este tipo de transporte para garantir segurança e dignidade a quem precisa dele, incluindo portadores de deficiência física ou idosos e até mesmo os funcionários das prefeituras”, destacou o senador Styvenson Valentim.
Foto: Arquivo Pessoal