Candidato do Podemos à Presidência da República, o senador Alvaro Dias pretende criar 4 milhões de vagas em creches, caso seja eleito. O presidenciável afirma que implantará o cheque-creche, para que as mães possam escolher se desejam colocar os filhos em instituição privada ou pública.
A medida tem como objetivo reduzir o déficit de matrículas para crianças entre zero e três anos. “Pelo Plano Nacional de Educação (PNE), deveríamos colocar nas creches 50% das crianças nesta faixa etária. Porém, chegamos a apenas 33%. Nesse ritmo, levaremos 20 anos para colocar 50% das crianças de zero a três anos nas creches”, assinala o parlamentar, que foi relator do PNE no Senado.
Alvaro Dias explicou que não faltam recursos para serem aplicados na educação. O problema, segundo ele, é “incompetência, falta de gestão, desarrumação e corrupção” no setor. “Temos que investir principalmente na educação infantil, de zero a seis anos. Um grande investimento, que vai influir no itinerário escolar, vai melhorar a qualidade do emprego, do salário, vai reduzir índices de corrupção e violência, além de melhorar a produtividade e o crescimento econômico do país”, afirma.