Onze meses após reassumir uma cadeira na Câmara Federal, o deputado Luiz Carlos Hauly (PR) voltou a ser protagonista em pautas importantes do Congresso Nacional. No momento, o destaque é justamente a aprovação das leis complementares da Reforma Tributária. Em recente audiência conjunta das comissões de Finanças e Tributação e de Desenvolvimento Econômico, Bernard Appy, Secretário Extraordinário do Ministério da Fazenda e outros participantes fizeram questão de elogiar a atuação de Hauly na luta pela Reforma Tributária.
Desde que chegou à Câmara, em 1991, como economista e ex-secretário da Fazenda do Paraná, Hauly apresentou o seu pioneiro projeto de Reforma Tributária. Ao perceber que o projeto não iria tramitar, ele então criou o Simples e depois o MEI, ficando assim conhecido como o “Pai da Microempresa”. Ao longo de anos de estudos, ele foi aperfeiçoando o seu projeto, e a Reforma Tributária aprovada no Congresso tem muito da proposta original de Hauly. E ele faz questão de destacar que essa Reforma não tem cor partidária, mas é uma conquista de todos.
A modernização do sistema político é outra pauta relevante pela qual Hauly tem trabalhado. Em 2016 ele requereu a criação de uma Comissão Especial (nº 4116/2016) para estudar a implantação do Semipresidencialismo no Brasil. Porém, naquele período o Congresso parou para discutir o impeachment de Dilma Rousseff e a proposta não avançou. Para Hauly, o Semipresidencialismo com o voto distrital misto é necessário para acabar com esse presidencialismo acrônico e imperial que tantas crises e males têm causado à democracia brasileira.
Com mais de 50 anos na vida pública, Hauly viveu momentos decisivos da vida nacional. Há 40 anos, no histórico e primeiro comício pelas Diretas Já, realizado em Curitiba, ele discursou em nome dos prefeitos paranaenses. Na terça-feira (7/05), na condição de propositor (juntamente com outros deputados), Hauly presidiu a sessão especial dos 40 anos das Diretas Já. Ele elogiou o caráter cívico e pacífico desse movimento que mobilizou o país, e que culminou com a volta das eleições livres e democráticas. Mas ele criticou o atual momento político, marcado pelo extremismo de ambos os lados e que não traz nada de positivo.
Há dois meses Hauly também liderou sessão especial que comemorou “Os 30 anos do Plano Real”. Na época, Hauly liderou na Câmara a aprovação desse importante projeto que acabou com a alta da inflação. Nesta mesma linha, Hauly acredita que agora a Reforma Tributária terá papel decisivo para alavancar o crescimento econômico no país.
Empenhado na aprovação da regulamentação da Reforma Tributária, o deputado Luiz Carlos Hauly também defende a modernização do sistema político a partir da adoção do Semipresidencialismo.
Foto: Sérgio Lima – Liderança do Podemos na Câmara