O deputado Rodrigo Gambale (SP) comemorou a sanção da Lei 14.988/2024, que institui a Semana Cultural Interescolar. A partir de agora, durante a primeira semana de outubro, escolas de ensino fundamental e médio promoverão atividades culturais que serão abertas aos familiares dos alunos e à comunidade.
A Semana Cultural Interescolar vai muito além de uma simples atividade escolar: ela traz teatro, música, pintura, escultura, fotografia, vídeo, poesia e conto literário para dentro do ambiente escolar. Esses eventos contarão com a participação voluntária de artistas e representantes da cultura popular, oferecendo aos alunos uma experiência rica e prática com diversas formas de expressão artística.
Para Gambale, o projeto que começou como PL 1825/23 é uma forma poderosa de promover a união e a tolerância em tempos desafiadores. “Essa proposta une os alunos em uma época, infelizmente, de tanta intolerância. E ainda mais, permite um contato muito próximo com todas as formas de arte”, destaca o deputado.
A inclusão da Semana Cultural no calendário escolar reforça a importância da educação como um espaço de valorização da diversidade e da cultura local. Além de envolver os estudantes, o objetivo é criar um momento especial para que famílias e comunidade celebrem juntas as artes e a cultura brasileira.
“Estou muito grato pela sanção deste projeto. Essa conquista traz mais inclusão e união para nossas escolas, aproximando nossos jovens da arte e da cultura e fortalecendo os laços com a comunidade. Esse trabalho também vai impactar diretamente disciplinas como Língua Portuguesa, Artes e Literatura, elevando o nível de aprendizado dos alunos. Agradeço a todos que acreditaram nesta iniciativa e contribuíram para tornar esse projeto realidade!”
Foto: Gabriel Tiveron – Liderança do Podemos