Advogada e empresária, Renata Abreu é presidente nacional do Podemos. Em junho de 2017, ela fundou o partido com a missão de incorporar três pilares: transparência, participação e democracia direta. Fez do Podemos o 1º partido digital do País, que permite a participação on-line dos cidadãos, e orienta o voto dos parlamentares, ajudando a construir uma Nação mais justa.
Atualmente, o Podemos é um dos partidos que mais cresce no país. Deputada federal desde 2015, Renata Abreu tem mais de 700 propostas legislativas no Congresso. A luta por um Brasil sem Foro Privilegiado, sem corrupção e sem privilégios para as autoridades são algumas de suas bandeiras como política e brasileira.
Atua em defesa de pautas femininas, já tendo três de seus projetos transformados em leis de combate à violência contra mulheres. A Educação é outra de suas principais lutas. Renata acredita que essa é a ferramenta mais poderosa para transformar as pessoas e mudar um país. São várias propostas de sua autoria tramitando na Câmara, tais como o reajuste salarial dos professores atrelado ao aumento do subsídio dos parlamentares federais. Sempre que houver aumento de salário de deputado e senador, o professor também ganha.
É de sua autoria também a proposta para criar o SUS Animal e a Farmácia Veterinária Popular. Em 2022, Renata Abreu foi reeleita para o terceiro mandato seguido como deputada federal por São Paulo com 180.247 mil votos.