O deputado federal Roberto de Lucena (Podemos-SP), que participou dia 19 do Encontro dos Municípios Brasileiros com o presidente Temer e o poder Legislativo, representado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e pelo senador Wellington Fagundes, na sede nacional da Confederação Nacional dos Municípios, comemorou o anúncio feito pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, da solução a crise no Mais Médicos, em função da quebra de contrato por Cuba.
O ministro Occhi informou que sairá já nesta semana a publicação em Diário Oficial para a inscrição de médicos brasileiros, com CRM, no programa para 8.500 vagas em todo o Brasil. Na semana seguinte uma nova publicação dará também a oportunidade para que médicos brasileiros formados no Exterior e médicos estrangeiros, inclusive os cubanos, possam participar do programa. “Me parece uma solução bem adequada para a crise que envolveu o anúncio do rompimento do contrato do ‘Mais Médicos’ por Cuba. Apoio a postura do presidente eleito Bolsonaro e aplaudo a solução encaminhada pelo atual governo. É assim, passo a passo, que o Brasil superará seus desafios! Cumprimento ainda a iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação de estarem tratando sobre um tema que contempla os anseios de médicos brasileiros formados no Exterior”, disse.
Durante o evento, a CNM homenageou o presidente Temer pelo avanço da pauta Municipalista sob o seu governo, destacando a atuação da equipe do Executivo, que oportunizou progressos como atualização de programas e incentivos financeiros federais, que estavam defasados; prorrogação de prazos; repasses e compensações financeiras; parcelamento previdenciário e vetos a medidas que impactavam negativamente a gestão local.
texto: Dayane Almeida