O deputado federal Carlos Henrique Gaguim (Podemos-TO) participou de audiência com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, juntamente com os parlamentares que atuam em defesa do setor sucroenergético e, também, com o presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, André Rocha, com a finalidade de solicitar apoio para fortalecimento do setor que é responsável por milhares de empregos na produção de etanol, açúcar e cogeração de energia através do bagaço de cana de açúcar.
Gaguim explicou: “Precisamos fomentar esse setor sucroenergético em Tocantins e no Brasil. Sabemos a potencialidade de emprego e renda que podemos gerar e que são advindos desse setor. Depois dessa conversa com o ministro, Henrique Meirelles, vimos grandes possibilidades de recuperação e expansão dessas culturas”.
O Setor Sucroenergético conta com o alto nível de investimento tecnológico e com diversificação crescente dos últimos anos, e compreende desde a parte agrícola até a industrial. A cana, tradicional matéria-prima usada na fabricação de açúcar, teve seu aproveitamento ampliado para a produção do etanol e da bioeletricidade, que deve ganhar escala nos próximos anos.
Nos últimos levantamentos de safra realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta o Tocantins como o maior produtor de cana-de-açúcar da região Norte do País. De acordo com o levantamento, o Tocantins foi responsável pela produção de mais de 60% da produção de toda a região.