Líder quer garantir qualidade na formação e seleção de professores do ensino básico

O senador Carlos Viana (MG), líder no Senado, apresentou um projeto que cria um exame nacional de ingresso e avaliação de professores da educação básica. O PL 297/2025 busca diretrizes claras para a formação do docente, confirmando que o “fator professor” é essencial para o sucesso escolar dos alunos.

Segundo o autor do projeto, a grande oferta de cursos de licenciatura, muitos deles na modalidade online, comprometem a qualidade da formação e, consequentemente, o aprendizado das crianças. “As formações oferecidas pelas instituições são desiguais, e isso impacta diretamente a sala de aula”, afirmou o senador Viana.

Na justificativa, o parlamentar explica que, atualmente, o Exame Nacional do Desempenho de Estudantes (ENADE) é o único critério para avaliar a qualidade dos cursos superiores, mas não mede adequadamente o desempenho dos professores em exercício. Com isso, os concursos públicos acabam sendo o principal meio de seleção, muitas vezes realizados por redes com baixa capacidade técnica. Essa realidade desvaloriza a profissão do docente e desmotiva profissionais mais qualificados a ingressarem na carreira.

Em 2011, o Ministério da Educação instituiu um concurso nacional para ingresso na carreira docente, mas a iniciativa não foi implementada. Para Carlos Viana, o exame para ingresso e avaliação dos professores será essencial para fortalecer a profissão. “Além de valorizar os docentes, queremos atrair novos talentos para o magistério e formar um corpo docente mais qualificado”, explicou.

Foto: Geraldo Magela – Agência Senado

 

Curta nossa página no Facebook e
fique por dentro das novidades do PODEMOS

Facebook

Você pode nos acompanhar de pertinho.
Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos?
Inscreva-se agora em nosso YouTube.

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp
e receba em tempo real todas nossas
atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto
nossos posicionamentos.
Juntos PODEMOS.

Twitter

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Escaneie e fale com a gente pelo whatsapp

POR E-MAIL

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL POR WHATSAPP

Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do PODEMOS.

Facebook

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos, inscreva-se agora na nossa plataforma no YouTube

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp e receba em tempo real todas nossas atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Você pode nos acompanhar de pertinho. Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto nossos posicionamentos. Juntos PODEMOS.

Twitter

QUEM SOMOS

História
Estatuto
Lideranças
Pelo Brasil
Fundação

ACREDITAMOS

+ Transparência
+ Participação
+ Democracia
Seja Filiado

ACOMPANHE

Notícias
Artigos
Informes
Resoluções
Revista Câmara

ELEIÇÕES

2024
2020
2018
Candidaturas
Downloads

ATENDIMENTO

(11) 91339-5577
Envie um E-mail juntos@podemos.org.br


#JuntosPodemos