O senador Carlos Viana foi reeleito presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel pelos próximos dois anos. Durante os primeiros anos do colegiado, Viana consolidou o Grupo como a principal voz no Congresso Nacional em defesa do fortalecimento dos laços entre Brasil e Israel.
Durante a recondução ao cargo, o senador mineiro ressaltou que o grupo seguirá o trabalho de fortalecimento entre as nações. “Nós jamais vamos nos calar em relação aos ataques sofridos pelo Estado de Israel. Nos próximos anos, vamos dar mais visibilidade a Israel, aumentando os esforços nos avanços das relações políticas e econômicas entre os países. Brasil e Israel são povos irmãos”, disse Viana.
Carlos Viana foi homenageado pela Confederação das Câmaras de Comércio Brasil-Israel pelo compromisso inabalável no desenvolvimento econômico entre os países. “O senador Viana nunca disse não a Israel. O Parlamento brasileiro precisava de um senador aguerrido no trabalho em defesa do direito de Israel existir e se defender”, explicou o presidente da Confederação, Ricardo Scheinkman.
Nos dois primeiros anos, o Grupo Parlamentar Brasil-Israel desempenhou um papel essencial na aproximação dos dois países. O colegiado promoveu eventos, seminários e congressos que destacaram as potencialidades de cooperação comercial, como a projeção de aumento do fluxo de negócios bilaterais de US$ 4 bilhões para US$ 10 bilhões nos próximos anos.
O Grupo, sob a liderança de Viana, também apresentou projetos de lei de grande impacto, como a criação da Política Nacional contra o Antissemitismo e a proibição de contratos governamentais com entidades que boicotem Israel, reforçando o compromisso do Brasil com a defesa do Estado israelense.
Foto: Rafael Otero/Podemos