Na terça-feira (03), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, foi realizada a entrega do Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger, concedido anualmente pela Segunda Secretaria da Câmara. O evento destacou o trabalho de três cientistas que se sobressaíram por suas contribuições à comunidade científica brasileira.
A primeira vencedora, Dra. Ethel Maciel, foi indicada pelo deputado Gilson Daniel (ES). Representando o Espírito Santo, Dra. Ethel é uma referência nacional em saúde coletiva e autora do livro “Mulher na Ciência – Lutar e Existir em Tempos de Pandemia”, que se tornou um marco no cenário científico brasileiro durante a pandemia. Ela é atualmente Secretária de Vigilância em Saúde e Ambientes do Ministério da Saúde.
Dra. Ethel foi escolhida ainda em primeiro turno pelo Conselho Deliberativo do prêmio. Seu trabalho se destaca pela abordagem humanitária e inovadora de conceitos epidemiológicos, além de seu papel crucial na disseminação do conhecimento científico.
O deputado, responsável pela indicação da vencedora, destacou a relevância da premiação. “É um reconhecimento ao esforço de mulheres que enfrentam os desafios da ciência no Brasil. Esse prêmio também é um incentivo para que meninas acreditem e invistam em seus sonhos na área científica”, afirmou o parlamentar, que participou da cerimônia de entrega.
Premiação
O Prêmio Mulheres na Ciência leva o nome de Amélia Império Hamburger, cientista que marcou a história da ciência brasileira com suas relevantes contribuições. A entrega é feita pelo Presidente da Câmara dos Deputados e pelo Segundo-Secretário, junto aos Presidentes da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem Gilson Daniel como vice-presidente.
Foto: Gabriel Tiveron – Liderança do Podemos na Câmara