O deputado federal Rodrigo Gambale, Podemos São Paulo, mostrou mais uma vez que acredita no poder do esporte para transformar vidas! Na última terça-feira, 26 de novembro, ele anunciou seu apoio à PEC que vai direcionar 3% das emendas individuais dos deputados para programas e ações ligadas ao esporte. A iniciativa, liderada pelo deputado Douglas Viegas (UNIÃO), promete revolucionar os investimentos públicos no setor esportivo.
Para Gambale, a PEC representa um grande avanço para o desenvolvimento do esporte como ferramenta de transformação social. “Sempre defendi que o esporte é mais do que uma atividade física; ele é um instrumento poderoso de inclusão social, formação de valores e até mesmo de segurança pública. Essa PEC é um passo concreto para dar ao esporte o protagonismo que ele merece em nossa sociedade.”
O texto da PEC propõe que, além da metade das emendas parlamentares destinadas à saúde, outros 3% sejam direcionados ao esporte. Com isso, o impacto financeiro no setor será expressivo, estimando-se um acréscimo de cerca de R$ 750 milhões anuais para infraestrutura, programas sociais e apoio a atletas em diferentes níveis.
Rodrigo Gambale destacou ainda os múltiplos benefícios desse investimento. “Estamos falando de mais espaços para práticas esportivas, oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade e fortalecimento do esporte como base para a cidadania. Vale ressaltar que, cada real investido no esporte é um investimento em saúde, educação e segurança para o futuro de nosso país.”
A PEC também reforça a importância de fomentar projetos desportivos em comunidades carentes e ampliar o patrocínio a atletas amadores e profissionais. “Com mais recursos, poderemos recuperar espaços públicos, apoiar nossos talentos e incentivar crianças e jovens a sonharem com um futuro melhor em nosso estado de São Paulo e todo Brasil.”
O parlamentar também lembrou outras ações que já apresentou no Congresso, como o PL 2745/2023, que exige câmeras e sistemas de videomonitoramento em estádios e ginásios esportivos. “Mais segurança nos espaços esportivos significa acolhimento, inclusão e respeito. Somando isso a mais investimentos no esporte, temos uma ferramenta poderosa para transformar a sociedade. Com mais recursos e ambientes seguros, o esporte pode alcançar seu pleno potencial como ferramenta de transformação social e desenvolvimento humano.”
A proposta será submetida à tramitação no Congresso Nacional. “Vamos unir forças para garantir que o esporte receba a atenção e os investimentos que há tanto tempo são necessários”, declarou. Com esta PEC, o Brasil avança na garantia do esporte como um direito de todos e prioridade nas políticas públicas.
Foto: Pablo Valadares – Agência Câmara