Uma das principais bandeiras do candidato ao Senado pelo Podemos, Mario Covas Neto, foi destaque no UOL Eleições 2018 ontem (28). A figura do suplente de senador foi colocada em xeque nas matérias ‘Suplente de senador pode assumir 8 anos de mandato sem um único voto’ e ‘Líderes ao Senado em SP não descartam ceder vaga a suplente sem experiência’, assinadas pela jornalista Janaina Garcia.
“Minha ideia é propor logo de cara que o suplente de senador seja escolhido pelo concorrente direto mais votado”, afirmou Covas Neto ao UOL. “É muito difícil ao homem público que tenha a oportunidade de executar políticas públicas no Executivo (como ministro ou secretário, por exemplo) e se negar a isso”, resumiu o candidato.
A proposta de Covas é simples. Ele pretende sugerir uma alteração nas leis para que o segundo candidato mais votado nas eleições assuma sempre que o vencedor não quiser o cargo. “É uma questão de legitimidade, justiça e respeito ao eleitor”, defende Mario Covas.
Covas é candidato ao Senado pelo Podemos com o número 191. Ele integra a coligação “São Paulo Confia e Avança”, formada pelos partidos Podemos, PSB, PSC, PPS, PTB, PV, PR, PMB, PHS, PPL, PRP, Patriota, Pros, Solidariedade e Avante. Covas tem 59 anos, é advogado e, em 2016, foi reeleito vereador nas eleições da capital paulista com 75.583 votos, a quinta maior votação entre os concorrentes.