O deputado Daniel José (SP) tomou posse nesta terça-feira (11/6) na condição de suplente da deputada Renata Abreu (SP), presidente nacional do Podemos, e chega à Câmara dos Deputados com a firme defesa da bandeira da educação, uma das marcas registradas de seu mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo. Entre 2019 e 2023, Daniel José tratou do tema em diversos projetos.
Criar o Índice de Qualidade do Ensino do Município (IQEM) e assegurar ao aluno de família de baixa renda prioridade na matrícula em escola pública da rede estadual integrantes do Programa Ensino Integral foram duas das ideias defendidas por ele em ações direcionadas à cidade de São Paulo. Agora elas ascedem a um novo patamar federativo.
“Se formos capazes de diminuir a desigualdade educacional, permitindo que crianças de baixa renda tenham prioridade naquilo que temos de melhor a oferecer em termos educacionais, estamos plantando a semente para a redução das desigualdades sociais no futuro”, acredita.
Daniel José também tratou da transparência ao apresentar a proposta de um novo marco legal para o estado de São Paulo. “A transparência é um desafio para a Administração Pública, pois o dinamismo da sua atuação deve estar alinhado com a permanente evolução tecnológica relacionada ao acesso à informação e produção e circulação de dados”, argumenta.
Daniel José foi o deputado estadual mais econômico da história da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com uma bolsa de estudos da Fundação Estudar, se formou economista pelo Insper e mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Yale. Trabalhou no mercado financeiro e foi voluntário com refugiados de guerra do Iraque e da Síria. Foi eleito em 2018 com 183 mil votos, sendo o 6º deputado estadual mais votado do estado. Deixou um legado na educação paulista: o projeto ICMS Educacional, que incentiva as escolas a conseguirem os melhores resultados de aprendizagem com seus alunos para poderem conseguir mais recursos.
Foto: Gabriel Tiveron – Liderança do Podemos