O Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger é concedido pela Segunda Secretaria da Câmara dos Deputados e elege, anualmente, três cientistas que se destacaram por suas contribuições à comunidade científica. A primeira vencedora, escolhida ainda em primeiro turno, foi a indicada pelo Deputado Federal Gilson Daniel (PODE), Dra. Ethel Maciel da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambientes (SVSA).
A Doutora Ethel é do Espírito Santo e é considerada uma das principais personalidades científicas brasileiras, com currículo com experiências de sucesso em saúde coletiva. Suas explicações acerca de conceitos epidemiológicos trouxeram uma visão humanitária e otimista, mas, foi durante a pandemia, que Ethel lançou o livro “Mulher na Ciência – Lutar e Existir em Tempos de Pandemia”, um grande marco de seu trabalho.
“A premiação é o reconhecimento do trabalho desempenhado por tantas mulheres que lidam diariamente com os desafios científicos do nosso país. É uma forma de incentivar e fomentar a capacitação de meninas que sonham com o mesmo futuro”, afirmou Gilson Daniel. O deputado será um dos parlamentares presentes na entrega do Prêmio.
A Premiação
O Prêmio recebe o nome de Amélia Império Hamburger em homenagem a célebre cientista brasileira que ganhou destaque por suas importantes contribuições à ciência brasileira.
As vencedoras são escolhidas por um Conselho Deliberativo e o Prêmio é entregue pelo Presidente da Câmara dos Deputados e Segundo-Secretário, acompanhados pelos Presidentes da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Foto: Sérgio Lima – Liderança do Podemos na Câmara