O secretário de Transparência da Câmara, deputado Bruno Ganem (SP), ressalta a importância do controle institucional e social dos gastos públicos. “É fundamental para que a gente possa tomar decisões voltadas para o que é necessário para a população, com eficiência e transparência”, pontua.
O tema da transparência, uma das bandeiras do Podemos, teve destaque hoje no Legislativo, com a realização do segundo ciclo de debates sobre transparência com o enfoque em Controle Social e Institucional dos Gastos Públicos, organizado pela Secretaria em parceria com diversos setores da Câmara dos Deputados.
Para Ganem, a participação da sociedade no que diz respeito ao tema pode ser analisada de várias maneiras. Uma delas é o controle que o Legislativo faz, em conjunto com os tribunais de contas – federal, estadual e municipal, este último onde houver esta estrutura.
“É muito importante esta união de esforços, mas também é fundamental que a população participe”, ressalta. “Milhões de pessoas olhando para os gastos públicos e avaliando se aquilo está certo ou errado”, completa.
O conceito de “certo ou errado” é relacionado pelas pessoas em geral ao preço dos produtos e serviços e à lisura dos processos, fator que, para o parlamentar, é preventivo de corrupção. “Com a corrupção, da mesma forma que em tudo na vida, é melhor prevenir do que remediar, como forma de evitar muito menos estragos”, afirma.
O controle vai além, para o parlamentar. “Tem ainda o aspecto da decisão, da sociedade olhar e avaliar se os gastos estão sendo bem aplicados. Aí entra o conceito de cidadania e cobrar, inclusive dos representantes públicos”, completa.
Foto: Gabriel Tiveron – Liderança do Podemos