Incentivar a adoção e o uso de jogos eletrônicos educativos na prática pedagógica de escolas públicas no Brasil é o objetivo do projeto (PL 5106/23) do senador Carlos Viana (Podemos-MG), apresentado recentemente.
O parlamentar acredita que os jogos são uma ferramenta importante para envolver e inserir os jovens no mundo atual tecnológico em que vivemos. “Eles são envolventes e podem aumentar a dedicação e o interesse dos estudantes nas atividades educativas. Além disso, os estudantes podem ficar mais engajados e entusiasmados em aprender, aumentando a dedicação e interesse”, disse.
Carlos Viana ressalta, ainda, que os jogos eletrônicos poderão ser adaptados para diferentes níveis de complexidade e dificuldade, permitindo que sejam utilizados em diferentes faixas etárias e níveis de aprendizagem.
“O uso correto deles em ambiente escolar vai ajudar os jovens no desenvolvimento de habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, tomada de decisão e resolução de problemas, pensando de forma estratégica para que tomem decisões rápidas e seguras”, ressaltou o senador Carlos Viana.
Foto: Gerdan Wesley