A Câmara reconheceu o empenho do prefeito José Aprígio da Silva, de Taboão da Serra (SP), em prol da população do município, em especial no que diz respeito à oferta de moradias a preço de custo. A cidade tem a maior densidade demográfica do país, segundo dados do Censo 2022, coletados pelo IBGE.
O justo reconhecimento por meio do Prêmio Lucio Costa 2023 foi pedido pela presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu, e aceito pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara. É concedido a pessoas jurídicas ou entidades e personalidades da sociedade civil cujos trabalhadores e ações merecem especial destaque para as causas da mobilidade, saneamento e habitação no Brasil.
“A população de São Paulo sofre com a falta de moradia. E o prefeito Aprigio, com sua sensibilidade e carinho, tem uma história de trabalho incansável para garantir a realização do sonho da casa própria para o povo de Taboão da Serra. É justo e merecido o reconhecimento pelo Legislativo”, afirma Renata Abreu.
Ele evoluiu da profissão de servente de pedreiro para presidente da maior cooperativa habitacional da América Latina – Fundador e presidente da Cooperativa Habitacional Vida Nova. Com 27 anos de existência, a cooperativa tem mais de 17 mil associados e já beneficiou mais de 10 mil famílias com apartamentos entregues a preço de custo no município.
O compromisso dele com a população tem sido confirmado nas urnas, sendo eleito para vários cargos políticos: foi vereador, deputado estadual e agora é prefeito.
O acesso à moradia digna está entre suas prioridades, tendo avançado na implementação de novos programas e serviços: regularização fundiária, Minha Casa Legal, Morar Melhor e viabilizado a aprovação de mais de 5 mil unidades habitacionais de interesse social desde o início de seu mandato.
Articula junto aos governos federal e estadual investimentos que permitirão a construção de mais de mil unidades habitacionais, além de ter retomado o programa de urbanização de favelas. No que diz respeito às melhorias do saneamento básico, ganhou por dois anos consecutivos o prêmio do Instituto Trata Brasil.