Em apenas três meses de atuação na Câmara dos Deputados, o deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) voltou a ser indicado como um dos “Cabeças do Congresso Nacional” pelo Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.
Na definição do DIAP, os “Cabeças do Congresso” são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades.
Das 30 edições, Hauly teve 23 indicações, ele só não recebeu essa designação nos anos em que estava de licença, atuando como Secretário da Fazenda do Paraná.
Deputado federal pelo Paraná, Hauly é uma liderança reconhecida nacionalmente pela sua destacada atuação no Congresso, pela qualidade dos projetos de lei que apresenta e também pela capacidade de defender e influenciar no debate dos principais temas de interesse do País.
O DIAP identificou e classificou os parlamentares em 5 categorias, de acordo com as habilidades de cada um, dando destaque à característica principal de cada “operador-chave” do processo legislativo.
As categorias são: 1) debatedores; 2) articuladores/organizadores; 3) formuladores; 4) negociadores; e 5) formadores de opinião.
Hauly se encaixa na categoria 3: São os parlamentares que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação. Normalmente são juristas, economistas ou pessoas que se especializaram em determinada área, a ponto de formular sobre os temas que dominam. São, certamente, os parlamentares mais produtivos, embora tenham menos visibilidade que os debatedores. O saber, a qualidade intelectual e a especialização, embora não sejam exclusivos, são atributos indispensáveis aos formuladores. A produção legislativa, com raras exceções, é fruto do trabalho desses parlamentares. Enfim, são eles que concebem e escrevem o que o Poder Legislativo debate e delibera. Não ocupam, necessariamente, posto de líder político ou partidário.
Sobre outras indicações:
Em 2017, Hauly foi eleito o Melhor Parlamentar do Paraná e o segundo melhor parlamentar do Brasil no ranking deste ano, pelo Ranking dos Políticos.
Fonte: ASCOM – Deputado federal Luiz Carlos Hauly com informações da Agência DIAP (Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar)
Foto: Sérgio Lima – Liderança do Podemos