O deputado federal Bruno Ganem, do Podemos São Paulo, comemora a aprovação do Projeto 1494/2021, de autoria do deputado Fred Costa (Patriota-MG), que tipifica o crime de zoofilia na Lei de Crimes Ambientais.
Para Ganem, que tem a defesa da causa animal como uma das principais bandeiras do mandato, é preciso que a sociedade reconheça os animais como seres sencientes e sujeitos de direitos. O parlamentar afirma que a proposta representa um importante passo nessa direção, ao tratar essa prática sexual egocêntrica e patológica como crime.
“Hoje a gente ainda tem muito conteúdo, [inclusive, meu mandato tem denunciado isso], conteúdo de zoofilia na internet, como se fosse a coisa mais normal do mundo. E a gente precisa acabar com isso. A gente tem que lutar para que ele seja aprovado no Senado e sancionado. Só assim vamos conseguir acabar com a impunidade e com a violência contra os animais”, reforça Ganem.
O texto estabelece que a pena por praticar ato libidinoso ou ter relação sexual com animal de qualquer espécie não humana será de reclusão de 2 a 6 anos, multa e proibição da guarda. E a pena será aumentada até o dobro se ocorrer a morte do animal.
Além disso, o deputado destaca que a aprovação da matéria simboliza “uma mensagem de que crimes contra animais não serão mais aceitos em nossa sociedade e que esses merecem punições rigorosas”.
Foto: Tikkho Maciel – Liderança do Podemos