O deputado federal Gilson Daniel, do Podemos Espírito Santo, assumiu a presidência da Frente Parlamentar de Gestão do Risco e Desastres e Cooperação Humanitária, nesta semana. Ele comemora o início dos trabalhos do colegiado e defende que a iniciativa tem como missão o fortalecimento de ações e métodos para viabilizar a prevenção de desastres, o que passa pela adaptação às mudanças climáticas, com obras de infraestrutura e melhores condições de moradia às famílias que moram em áreas de risco.
“Acredito que conseguiremos fazer muito, seja no âmbito legislativo, seja na fiscalização e na cobrança das ações governamentais, para que o Brasil resolva os problemas que tem, no que tange a essa questão (de gestão de riscos e desastres). Precisamos agir atuando fortemente na prevenção para diminuir a vulnerabilidade das pessoas e dos ecossistemas à ocorrência de desastres. Não podemos normalizar ocorrências tenebrosas, como Brumadinho, Mariana, Petrópolis, São Sebastião e tantas outras que, infelizmente, persistem e ameaçam a paz e o bem-estar de tantos brasileiros”, pontua Gilson Daniel.
O deputado defende que o engajamento dos membros e demais forças de segurança e defesa civil é importante para que haja avanço na oferta de proteção para todos, especialmente para as pessoas que vivem em áreas consideradas de risco.
“Podemos desenvolver projetos de fortalecimento de cooperação humanitária em âmbito internacional, a exemplo do que aconteceu na Turquia e na Síria no início do ano. Dispomos de instrumentos essenciais para cobrar medidas e fiscalizar a aplicação de recursos nas políticas de gestão de riscos e desastres”, afirma. “Devemos, pois, fazer uso deles e dar a nossa contribuição para que a população e o meio ambiente estejam mais seguros e protegidos. Não medirei esforços para acompanhar e cobrar investimentos públicos, atuar para que o orçamento destinado ao monitoramento, à prevenção e à resposta necessária aos grandes desastres seja ampliado e efetivamente aplicado”, completa.
HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DA DEFESA CIVIL
O parlamentar também presidiu sessão solene em homenagem a todos os profissionais que atuam na gestão de riscos e desastres no Brasil. O evento contou com a participação dos membros da Defesa Civil e Bombeiros de todo o país. A homenagem foi fruto de um requerimento do deputado.
“A esses bravos brasileiros, nossa homenagem e a expressão mais sincera do nosso respeito e apreço. São pessoas que precisam ser valorizadas. Elas passam por reiterados processos de qualificação e aperfeiçoamento profissional, mas, em muitos casos, não recebem a devida atenção. A homenagem que prestamos por meio desta sessão solene venha acompanhada de novas conquistas e do reconhecimento que merecem”, reforça.
Fotos: Sérgio Lima e Gabriel Tiveron – Liderança do Podemos