Em entrevista à imprensa, o deputado federal Rodrigo Gambale (Podemos-SP) apresentou posicionamento favorável à privatização de empresas e autarquias em nosso país. A respeito da retirada dos Correios do Programa Nacional de Desestatização (PND), o parlamentar afirmou que é preciso que seja feito um “amplo estudo e uma análise minuciosa” para efetivação.
Gambale destacou que não é viável que ocorra o que aconteceu no caso Vale que, segundo o deputado, foi privatizada com um valor ínfimo, sem gerar ganhos econômicos ao país.
“Acredito que a empresa pública Correios tem um caminho para ser privatizada, mas não pode acontecer o que ocorreu com a Vale, um valor ínfimo para o país, o país não ter nenhum tipo de ganho e fazermos algo sem nenhum tipo de avaliação. Tendo na direção [da empresa] pessoas da área privada com capacidade técnica e estudo”, disse.
Sobre a qualidade da prestação de empresas privatizadas, Gambale defende o modelo de administração mista. A ideia é que o Governo Federal se mantenha como (maior acionista) e ofereça aos brasileiros um serviço de excelência.
Por meio de decreto assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governo retirou os Correios e outras estatais do programa de privatização, entre elas a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).
Foto: Bruno Spada – Câmara dos Deputados