A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados vai realizar uma audiência pública para debater a segurança do sistema de despacho e alfândega das malas de viagem ao exterior. O requerimento, do deputado Bibo Nunes (PL-RS), foi aprovado por unanimidade pelos membros da comissão, na reunião desta quarta-feira, 12.
Para o presidente da comissão, Romero Rodrigues (Podemos – PB), a audiência pública é necessária para aprimorar a legislação sobre a segurança no despacho das malas nas viagens. “No momento de retomada do nosso turismo no pós-pandemia da Covid-19, não podemos permitir que os turistas não se sintam seguros em suas viagens. É preciso compreender todas as vertentes do problema para avançarmos na legislação e cobrar responsabilidades”, destacou.
A justificativa da audiência se deu pela divulgação do caso de duas brasileiras que tiveram as etiquetas de suas bagagens trocadas no trajeto aéreo entre o Brasil, no aeroporto de Guarulhos, e a Alemanha. Ao chegarem no destino foram presas por tráfico internacional de drogas.
A audiência pública contará com a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, do diretor-geral da Polícia Federal, delegado Andrei Augusto Passos Rodrigues, além de representantes da direção do GRU Airport e da companhia aérea LATAM.
Fonte: ASCOM – Deputado federal Romero Rodrigues
Foto: Gabriel Tiveron – Liderança do Podemos