Sensível ao tema da saúde mental dentro do ambiente escolar, o deputado federal Rodrigo Gambale (Podemos-SP) apresentou Projeto de Lei para criação do serviço de apoio psicológico ao aluno em situação de vulnerabilidade em todo o território nacional.
“Trata-se a presente de uma propositura bastante oportuna. A mídia tem relatado com frequência diversos problemas que ocorrem com os jovens. Casos de uso de drogas, suicídio, situações em que provocam ferimentos no próprio corpo, entre outras. Vale ressaltar que, tem acontecido em diversas escolas no mundo ataques por parte de alunos que sofrem muitas vezes de transtornos psicológicos e sequer fora feito algum tipo de acompanhamento afim de que esses desenvolvessem o tratamento e evitássemos tantas tragédias”, justifica.
Na opinião de Gambale os últimos casos de violência dentro do ambiente escolar acendem o sinal de alerta no sentido de que esses alunos precisam ser melhor assistidos dentro dos parâmetros de suporte emocional.
“Assim, se faz necessário com urgência que tenhamos uma prestação de serviços de apoio psicológico ao aluno em situação de vulnerabilidade. É certo que muitos jovens estão solitários e com enorme dificuldade de conviverem num ambiente de muita competição. Hoje, o aluno encontra dificuldades para conseguir um estágio, um emprego definitivo e começar sua vida da mesma maneira que seus pais começaram há anos. Isso frustra os alunos e o resultado é sempre o pior possível. Assim, acreditamos, diante do exposto, ser da maior importância para a saúde mental dos nossos jovens a aprovação deste projeto de lei”, pontua o deputado.
Foto: Bruno Spada – Câmara dos Deputados