Presidente estadual do Podemos Minas Gerais, Nely Aquino foi diplomada para o seu primeiro mandato de deputada federal em 1º de fevereiro de 2023. Com o apoio de 66.866 eleitores, a parlamentar faz parte do grupo de 53 deputados federais eleitos em Minas Gerais e da bancada feminina, atualmente composta por 91 deputadas, a segunda maior bancada da Casa, atuando permanentemente na defesa dos direitos das mulheres de modo suprapartidário.
A atuação no legislativo federal é uma novidade na carreira política de Nely, que acumula a experiência de seis anos como vereadora da capital mineira, Belo Horizonte, onde desempenhou por dois mandatos consecutivos o cargo de presidente. No âmbito municipal, teve forte atuação como defensora dos direitos das mulheres e o enfrentamento à violência doméstica, aprovando diversas leis de proteção feminina. “O dever dos Estados de promulgar e aplicar leis que coíbam e penalizem a violência contra as mulheres está claramente estabelecido em inúmeras declarações, convenções e tratados internacionais. Precisamos fazer valer esses direitos.”
Para além da defesa dos direitos femininos, como presidente do Podemos em Minas Gerais defende a política como ferramenta de incentivo às outras mulheres na participação da vida pública.“A democracia só existirá de fato quando as mulheres estiverem mais representadas em nosso cenário político”
Cristã, mãe de dois filhos e avó de uma neta, é de origem humilde, nascida em São Sebastião do Maranhão – interior de Minas Gerais, e moradora da periferia de Belo Horizonte. Em sua trajetória, é reconhecida por ser grande defensora dos direitos sociais. Em 2008 fundou o projeto Rumo Certo, que atende milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade “É esse conhecimento da realidade da nossa sociedade aliada à sensibilidade que tenho com as pessoas, que trago para a Câmara dos Deputados a motivação para lutar. Quero atuar em projetos de lei que aprimorem a cidadania e a garantia dos direitos fundamentais”, disse.
Já sobre a relação com outros parlamentares, inclusive com a oposição, Nely disse que trabalhará com “respeito, ordem e diálogo”. “Vou legislar e atuar para o povo mineiro e para o desenvolvimento econômico e social do meu estado, e no que é bom para eles, independente das ideologias diversas do parlamento”. Contudo, ela destacou que não abrirá mão de seus valores cristãos. “Eles são importantes em todos os sentidos, são a base do nosso caráter, da nossa vida, e temos isso como prioridade no nosso mandato”, concluiu. “Minas Gerais pode contar com uma deputada engajada, lutadora nas causas sociais e coerente com o desenvolvimento do nosso povo e estado nos próximos anos.”
INCLUSÃO: DOENÇAS RARAS COMO MISSÃO
“Ser político é ter missão” e é com o foco na dignidade das pessoas com doenças raras e suas famílias que Nely Aquino defenderá na Câmara uma de suas principais bandeiras neste mandato, “é por políticas públicas, atenção e cuidado aos raros que já assinei o requerimento para participação da Frente Parlamentar de Doenças Raras. Em Belo Horizonte conseguimos uma luta de extrema importância e relevância estadual com o cordão de girassol, conseguimos juntos esse feito graças ao diálogo e escuta de quem está na ponta e realmente necessita e assim faremos daqui de Brasília também.”
Fonte: ASCOM – Deputada federal Nely Aquino
Foto: Sérgio Lima – Liderança do Podemos