A saúde mental é uma das bandeiras defendidas pelo líder da bancada do Podemos, o deputado federal, Fábio Macedo. Em mais uma ação que busca a melhoria das políticas públicas na área, o parlamentar protocolou na última terça-feira (28), a proposta para alteração da Lei 13.722 de outubro de 2018, para tornar obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros em saúde mental para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público e privado de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
De acordo com Macedo, ampliar o debate sobre a saúde mental é fundamental para conscientização da população e capacitar os profissionais da educação pode ajudar a identificar os casos nas escolas, fornecer acolhimento aos alunos e profissionais, evitando dessa forma o agravamento de transtornos mentais e sofrimentos emocionais.
“Transtornos mentais e emocionais não escolhem idade ou momento certo para acontecer. Nosso projeto tem o objetivo de tornar os cuidados e a conscientização sobre a saúde mental mais próximo da população e levar essa capacitação para as escolas é um passo importante para identificar e fazer a acolhida das nossas crianças e adolescentes, além de ofertar também esse suporte aos profissionais da educação. Enfatizando que os primeiros socorros não substituem o atendimento prestado pelos profissionais especializados.”, disse o líder da bancada do Podemos.
Dados
Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, metade dos casos de distúrbios mentais começa antes dos quatorze anos, sendo que a maioria deles não é diagnosticada e nem tratada. A OMS também diz que a depressão é a terceira doença mais comum entre adolescente e que o suicídio consiste na segunda principal causa de óbito entre jovens de 15 a 19 anos.
Por conta disso, a proposição apresenta pelo parlamentar visa adotar precauções, a fim de garantir a eficácia dos primeiros socorros em saúde mental no ambiente escolar com profissionais minimamente capacitados e preparados para realizar intervenções quando necessário e encaminhar os casos para os profissionais especializados na área de psicologia e psiquiatria.
Fonte: ASCOM – Deputado federal Fabio Macedo
Foto: Sérgio Lima – Liderança do Podemos