O deputado federal Gilson Daniel (Podemos/ES) esteve na última terça-feira (14) no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres em reunião com o diretor Armin Augusto Braun e com o coordenador geral Tiago Schnorr. Durante o encontro, ele debateu estratégias para enfrentar desastres, visando a redução de problemas que ocorrem em consequência das chuvas intensas no Espírito Santo.
Gilson disse que a gestão de risco de desastres é uma tarefa ampla, que não se inicia no momento em que o desastre ocorre. “É preciso dar apoio aos municípios para elaboração dos planos de contingência referentes às principais ameaças naturais, na criação de sistema de alerta por envio de mensagem SMS e sirene, no monitoramento de risco, na prevenção de erosões de encostas, na coleta de lixo, dentre outras ações”, pontuou o parlamentar.
Frente Parlamentar
Na Câmara dos Deputados, Gilson Daniel apresentou requerimento para criação da Frente Parlamentar de Gestão de Riscos e Desastres. O colegiado irá fortalecer as ações e métodos que garantam a prevenção dos riscos de desastres naturais, adaptação às mudanças climáticas, além de apoiar os estados, municípios e as comunidades afetadas. Gilson afirmou que a Frente terá início nessa legislatura e sua atuação será de resultados.
Recursos
Tratativas do deputado Gilson Daniel junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional liberou a destinação de mais de R$ 706 mil para o município de São José do Calçado investir em ação humanitária de ajuda às vítimas dos estragos causados em decorrência das fortes chuvas, ocorridas no mês de janeiro. O recurso será investido na aquisição de cestas básicas, colchões, lençóis, toalhas, kit de higiene pessoal e produtos de limpeza para atender aproximadamente 350 famílias atingidas pelas enchentes.
Fonte: ASCOM – Deputado federal Gilson Daniel
Foto: Sérgio Lima – Liderança Podemos