A nova diretoria da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado tomou posse, na última quarta-feira (6), no Congresso Nacional. O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) passa a ocupar o cargo de coordenador político no Senado Federal. O deputado Marcel Van Hattem (NOVO-RS) é o presidente empossado, a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) se torna a vice-presidente no Senado, e o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) fica com o cargo de vice-presidente na Câmara dos Deputados.
“É um prazer enorme tomar posse nesta Frente Parlamentar, que ainda pensa na política acreditando em ideias e não nos próprios interesses. Eu fico muito triste quando tentam revogar a Lei da Gravidade, ou passar por cima da ciência, ou ainda do bom senso; e fazer da ideologia uma verdade oficial. Isso não leva a nada, só a mais enganos”, afirmou o senador Oriovisto durante a cerimônia de posse.
A FPLM atua na defesa e no fomento da livre iniciativa com olhos para o desenvolvimento do mercado, desregulamentação, equilíbrio da equação tributária, limitação legislativa, desburocratização e tudo o que aprimore as garantias individuais e o desenvolvimento econômico. Isto para construir um Brasil verdadeiramente livre, em que as pessoas possam se desenvolver e conquistar prosperidade.
“Como legisladores, a nossa responsabilidade é grande. É nosso dever fazer com que haja menos burocracia, mais liberdade de mercado, menos protecionismo no Brasil. Nesse sentido, essa Frente já avançou em uma série de bons resultados ao longo dos últimos dois anos. Agradeço a oportunidade de presidir os trabalhos neste ano”, destacou o presidente da FPLM, deputado Marcel Van Hattem.
A Frente Parlamentar pelo Livre Mercado (FPLM) se dedica ao aprimoramento da legislação e de políticas públicas pró-liberdade a partir do diálogo entre parlamento, setor produtivo, academia e sociedade civil organizada.
Atualmente, as principais matérias de interesse da Frente são: transformação do Estado (reformas estruturantes), atração de investimentos, abertura de mercados e futuro do mercado de trabalho.
“Estou à disposição e farei tudo que puder para ajudar esta Frente”, concluiu o senador Oriovisto.
Histórico da Frente
A Frente Parlamentar pelo Livre Comércio foi criada em 2019, com maior atuação na Câmara dos Deputados.
Para a expansão dos trabalhos, em 2020, também foi criado o Instituto Livre Mercado, que é uma entidade, sem fins lucrativos e suprapartidária.
Em 2022, a Frente passou a ser mista, contando com mais de 200 deputados e sete senadores em sua composição.
Fonte: ASCOM – Senador Oriovisto Guimarães (Com adaptações)
Foto: Waldemir Barreto /Jornal Grande Bahia
Assista ao vídeo da cerimônia: