Os trabalhos do colegiado terão como foco três grandes eixos: fortalecimento dos vínculos familiares, proteção da infância e da adolescência e impacto da pandemia no desenvolvimento das crianças e adolescentes
“Crianças e adolescentes formam um grupo vulnerável na sociedade, e que merece especial proteção por parte do Estado”, é o que afirma o deputado federal Diego Garcia (Podemos-PR). O parlamentar foi designado relator da mais nova subcomissão especial da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), criada para tratar sobre os direitos das crianças e dos adolescentes.
Ao lado de Caroline de Toni (PSL/SC) e Paula Belmonte (Cidadania/DF) – presidente e vice da subcomissão, respectivamente – Diego Garcia apresentou, nesta terça-feira (19), o plano de trabalho que guiará as ações até o fim deste ano. Instalada, a subcomissão irá realizar estudos no âmbito dos direitos de crianças e adolescentes, além de apresentar proposições legislativas e discutir propostas pendentes de deliberação na CCJ.
Os trabalhos da Subcomissão terão como foco três grandes eixos: fortalecimento dos vínculos familiares, proteção da infância e da adolescência e impacto da pandemia no desenvolvimento das crianças e adolescentes.
“Hoje é amplamente conhecida a importância da primeira infância para o desenvolvimento infantil, com consequências duradouras na vida da criança – sejam elas positivas ou negativas”, sublinha Garcia, também presidente da Frente Parlamentar pela Vida e Família.
O parlamentar exemplifica este conceito citando estudos de traumas sofridos neste período da vida, que podem se transformar em gatilhos de problemas de saúde mental ao longo da vida. Por outro lado, crianças com desenvolvimento adequado nesses primeiros anos de vida estão em melhores condições para aprender na escola e para relacionar-se com os outros. Baseado nestes estudos, Diego acredita que o investimento na primeira infância traz um alto retorno para a sociedade.
Fonte: ASCOM – Deputado federal Diego Garcia