Sob o comando de Ezequiel Teixeira, Comissão de Esportes é homenageada

Tatiana Soares
Notícias

A Comissão do Esporte (Cespo) da Câmara dos Deputados, representada pelo presidente, deputado federal Ezequiel Teixeira (Podemos-RJ), será homenageada hoje (7) no III Prêmio Sou do Esporte, na categoria Atitude Positiva. A premiação consagra entidades que colaboram com o desenvolvimento e progresso do esporte no Brasil.
À frente da Cespo, o deputado Ezequiel recebe a homenagem por ter realizado, neste ano, o I Concurso de Artigos Científicos da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. O objetivo do concurso foi o de estimular pesquisas acadêmicas para o fortalecimento do Sistema Desportivo Nacional. Os projetos foram baseados, preferencialmente, em trabalhos de conclusão de curso nas modalidades monografia (graduação – bacharelado ou licenciatura – e especialização), dissertação (mestrado acadêmico ou profissional) e tese (doutorado).

Os temas apresentados foram Esporte e Educação, Esporte e Saúde ou Esporte de Alto Rendimento. A escolha dos vencedores foi realizada por uma comissão julgadora constituída especialmente para esse fim, composta pelo secretário e um servidor da Comissão de Esporte, e três acadêmicos com expertise relacionada aos temas do concurso.

Para Ezequiel Teixeira, o reconhecimento é resultado do trabalho dedicado que Comissão do Esporte vem desenvolvendo. “Desde que assumimos a presidência temos produzido de forma brilhante, o que foi possível graças a união do colegiado. A ideia do concurso de artigos científicos foi no intuito de fortalecer o Sistema Desportivo Nacional, qualificar e estimular os profissionais do esporte. O prêmio de reconhecimento nos faz gratos e ainda mais motivados para trabalhar pelo esporte nacional,” disse.

Criado em 2015, o Prêmio Sou do Esporte é o único da América Latina destinado às confederações olímpicas que têm seus atributos de governança analisados em um estudo produzido pela entidade e reconhecido pela organização dinamarquesa Play the Game, que atua na promoção da democracia, transparência e liberdade de expressão no esporte.  A premiação avalia as práticas de governança de entidades esportivas a partir de mais de 130 atributos, abalizados nos principais indicadores: Transparência, Equidade, Prestação de Contas, Integridade Institucional e Modernidade.

Além das confederações, Sou do Esporte homenageia atletas e entidades que trabalham para o desenvolvimento do esporte no país. Eder Jofre será o homenageado especial do prêmio Sou do Esporte 2017.