Roberto de Lucena recebe na CFFC maior pacote anticorrupção do mundo

Dayane Almeida
Notícias

Uma coalizão formada por organizações da sociedade civil entregou ao deputado federal Roberto de Lucena (Podemos-SP) um conjunto de propostas de 70 novas medidas anticorrupção por ocasião da audiência pública que discutiu o tema na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC).

A CFFC ouviu e discutiu com representantes das ONGs Transparência Internacional, Justiça e Sociedade da FGV, Movimento de Combate à Corrupção, Observatório Social do Brasil, Instituto Cidade Democrática, Transparência Internacional Brasil, Instituto Ethos, iniciativas propostas incluindo anteprojetos de lei, propostas de emenda à Constituição, projetos de resolução e outras normas voltadas ao controle da corrupção.

Roberto de Lucena afirmou que “o caminho a ser percorrido é longo, não é simples porque nós temos aí propostas de PEC, projetos de lei e outros instrumentos. A tramitação é complexa, mas nós vamos encontrar o caminho adequado e a Comissão, é comprometida com essa agenda parlamentar”.

O estudo entregue ao parlamentar pelas entidades foi composto por 12 blocos, 70 medidas de combate à corrupção. Colaboração de mais de 300 instituições, participação de mais de 200 especialistas e 912 participantes cadastrados na plataforma de Consulta Pública criado pela instituição. “É muito importante essa interação e essa participação da sociedade, e essa proposta chega em um momento muito adequado, às vésperas das eleições. E nós precisamos levar para a agenda do debate eleitoral assa pauta de combate à corrupção e ver quem serão aqueles que assumirão compromisso efetivo com a causa”,  alertou o parlamentar.