Modo Podemos

Podemos

Abrir as portas do Congresso a população.

Como?

Com mais ações de democracia direta, começando por simplificar as regras para a apresentação de projetos de iniciativa popular no Congresso; instituir o voto digital para proposição de projetos pela internet; defender a criação da pauta participativa com voto prioritário da população; e iniciar no partido a orientação de bancada por pautas de relevância nacional que surgem e circulam na internet.

Contra quem lutamos?

Contra a velha política, que insiste em não ouvir as ruas e em nada mudar. Juntos vamos provar que, sim, juntos Podemos!

Manifesto do Podemos

O mundo mudou, mas a política continua sendo feita como antigamente. Precisamos de uma atualização. Precisamos participar do processo político para democratizar a democracia em um movimento que nasce
com o mesmo DNA da coletividade, o Podemos. Vamos juntos lutar por mais transparência para podermos acompanhar o que acontece em nosso país, por mais participação para fazermos política com a voz do povo e por mais ações de democracia direta para decidirmos juntos, lado a lado, em tempo real, os rumos que queremos para o nosso Brasil.

Modo Podemos Governar

Modo Podemos Legislar

Prefeitura Digital

Ferramenta digital que permite aos cidadãos identificar e repassar para a administração municipal problemas que devem ser corrigidos, usando mecanismos de geolocalização e de interação com a população. O cidadão passa a ser uma espécie de “fiscal” da cidade, identificando problemas que dificilmente chegam ao núcleo decisório das prefeituras, como calçadas deterioradas, lâmpadas queimadas, terrenos com lixo, ruas com necessidade de recapeamento etc.

Plebiscito Digital

Ferramenta deliberativa por meio da qual a prefeitura consulta os cidadãos sobre a execução de obras prioritárias e a implementação de políticas públicas. Dessa maneira, as decisões da administração municipal estarão sempre em consonância com os desejos da população.

Iniciativa Popular Digital

Utilizar ferramentas digitais para coleta de propostas de iniciativa popular a serem apreciadas pela bancada do Podemos, desde que contenham mais de 20 mil assinaturas e que estejam de acordo com os requisitos de constitucionalidade e não atentem contra os princípios fundamentais do partido.

Podemos Decidir

A bancada do partido selecionará uma ou mais proposições de interesse nacional a serem colocadas em pauta no plenário e nas comissões da Câmara dos Deputados. A proposta selecionada deverá ter recebido no mínimo mil votos em votação a ser feita em três formatos: fechamento de questão, proporcionalidade de votação por estado e proporcionalidade de votação nacional. O levantamento será realizado pelo Portal Podemos. Iniciaremos pela câmara federal, depois nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais.