Pará vai ganhar Centro Integrado de Comando e Controle Regional

Assessoria de Imprensa
Podemos

O deputado Francisco Chapadinha participou de audiência com o presidente da República, Michel Temer, com o ministro Eliseu Padilha e com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, para apresentar documento da bancada do Pará no Congresso  onde foi oficializado o pedido de instalação em Belém de um Centro Integrado de Comando e Controle Regional.

A reivindicação visa atender as demandas de segurança pública não só em Belém, mas em todo o Estado do Pará. Os parlamentares reforçaram ao Presidente e ao Ministro Jungmann a grave situação da segurança pública no Estado e em especial em Belém.

Para Chapadinha, o governo federal precisa viabilizar ações de combate à criminalidade no Estado atuando de forma efetiva e integrada com os órgãos de segurança pública do Pará: “Diante da recente situação de Belém o governo federal precisa atuar em nosso Estado através da Forca Nacional de Segurança Pública. Não podemos mais ficar assistindo nossos policiais sendo executados pelo crime organizado sem darmos uma resposta efetiva. Nossa população está apavorada com o aumento indiscriminado da criminalidade”.

Os parlamentares solicitaram que o governo federal dê especial atenção a Belém, mas que atue também no restante do Estado, pois as organizações criminosas possuem ramificações nos demais municípios do Estado. O presidente Michel Temer e o ministro Jungmann se comprometeram em acelerar as tratativas com o governo do Estado visando a urgente instalação do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, onde serão centralizadas as ações de inteligência e operacionais da Força Nacional de Segurança Pública no Estado para o combate à criminalidade.

“Devido ao ocorrido nos últimos dias, nossa preocupação urgente é com Belém, porém, não podemos deixar de nos preocupar com os demais municípios, especialmente da região Oeste, aonde se requer uma atenção especial no combate às drogas que entra em nosso Estado através dos rios, principalmente o Amazonas. A atuação das Forças de Segurança nas fronteiras e nos rios é fundamental para o sucesso do combate ao narcotráfico. Nossa população clama por segurança. Não podemos continuar assistindo policiais, cidadãos e, principalmente, nossos jovens sendo executados pela criminalidade. Queremos Justiça!, concluiu o deputado Chapadinha.

Além de Chapadinha, participaram da audiência o ex-ministro Hélder Barbalho e os deputados Lúcio Vale, Elcione Barbalho e Simone Morgado.