Entre o bem e o mal? Por enquanto, entre o mal e o mal!

De show em show o tempo vai passando.

A ação desastrada contra a manifestação política de artistas no Lollapalooza mostra o baixo nível de entendimento do que é liberdade de expressão, mas também mostra medo e falta de inteligência.  Por outro lado, existem atitudes que, alegando falsamente o direito de liberdade de expressão, possibilitam a prática da desinformação, da mentira, e possibilitam  esconder crimes cometidos pela indústria de fake news, produzidas por bandidos de internet que integram milícia digital, gangue virtual, tudo com a finalidade de manipular a opinião pública..

O cabo eleitoral do ex-presidente, mais uma vez, mostra sua competência em favor do seu opositor,  ao fazer mais um comício no estilo de show populista, onde o destaque no palco também foram algumas figuras famosas na política.

É um conjunto de incoerências que geram efeitos contrários aos próprios interesses. É uma simbiose de falta de princípios, demagogia e falta de inteligência. É a aposta na manipulação da opinião pública.

Dizer que o Brasil, nas próximas eleições, terá que optar entre o bem e o mal pode até ser verdade. Vai depender do cenário do segundo turno. Por enquanto, o Brasil  está entre o mal e o mal. A demagogia é parte da fanfarronice, da  vigarice político-eleitoral. Isso faz parte do contexto de campanha permanente, do feriadão do milhão, das motociatas, do jet sky  etc. Tudo com dinheiro público.

Querer se apresentar como representante do bem,  como salvador da pátria, é um discurso rasteiro para um país que tem sérios problemas para resolver e precisa fazê-lo através do funcionamento das instituições e da prática política. O Brasil não precisa de salvador da pátria. O povo brasileiro não pode ser enganado e traído como foi com as promessas de 2018. É mais uma vigarice. É só dar uma olhada em algumas fotos do palanque: não oferecem esperança para o Brasil. Só faltou a musiquinha famosa da convenção de 2018 para enganar os eleitores. Mas nessa oportunidade não dava para cantar. Seria um realismo suicida.

É o conservadorismo dos privilégios e dos vícios. Essa agiotagem política ou é inconsciente por causa do vício, ou é intencional e tem base na experiência de produzir espetáculo que deu certo por décadas para os interesses pessoais, mas sem produzir nada para o público. O Brasil precisa dar fim a esse show, repudiar a polarização e dar oportunidade a outros que olhem para o futuro. O Brasil possui novas opções para seguir em frente.

O país não merece a continuação da mediocridade e a regressão institucional. O Brasil não pode ficar entre o mal e o mal.

Muitos problemas são  mais por sem-vergonhice, malandragem, “esperteza” e vícios do que por disputas ideológicas. A ideologia é por conta de poucos retrógrados e demagogos que ficarão inexpressivos e neutralizados se os problemas forem solucionados.

O país precisa ter o foco em: união nacional; economia, geração de empregos;  fim da reeleição e do foro privilegiado; auxílio aos vulneráveis e diminuição da desigualdade social; educação; saúde; respeito; combate à corrupção; transparência etc.

Nesse momento, democracia, na prática, significa a solução dos problemas da nossa população e do nosso país. A democracia e sua defesa precisam ser consolidadas pelo trabalho constante para a solução dos problemas existentes. Fora disso, é show, é dar oportunidade para demagogos e aventureiros.

*Carlos Alberto dos Santos Cruz é  general da reserva do Exército Brasileiro. Foi comandante das forças da ONU no Haiti e no Congo, Secretário Nacional de Segurança Pública. Desempenhou as funções de ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência do Brasil.

Foto: Robert Alves / Monumental Fotos

 

Curta nossa página no Facebook e
fique por dentro das novidades do PODEMOS

Facebook

Você pode nos acompanhar de pertinho.
Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos?
Inscreva-se agora em nosso YouTube.

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp
e receba em tempo real todas nossas
atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto
nossos posicionamentos.
Juntos PODEMOS.

Twitter

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

POR E-MAIL

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL POR WHATSAPP

Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do PODEMOS.

Facebook

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos, inscreva-se agora na nossa plataforma no YouTube

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp e receba em tempo real todas nossas atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Você pode nos acompanhar de pertinho. Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto nossos posicionamentos. Juntos PODEMOS.

Twitter

QUEM SOMOS

História
Em 4 Anos
Estatuto
Lideranças
Pelo Brasil
Fundação

ACREDITAMOS

+ Transparência
+ Participação
+ Democracia
Seja Filiado

ACOMPANHE

Notícias
Artigos
Informes
Resoluções
Revista Câmara
App Podemos

ELEIÇÕES

2020
2018
Candidaturas
Downloads

ATENDIMENTO

(11) 3935-6353
Envie um E-mail
Nossa Ouvidoria
App Podemos


#JuntosPodemos