Dr. Sinval quer elevar Aquishow à condição de Patrimônio Cultural do Brasil

Começou a tramitar esta semana no Congresso o Projeto de Lei 8749/2017, que eleva a Aquishow, realizada anualmente em Santa Fé do Sul, à condição de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Segundo o médico e deputado federal Dr. Sinval Malheiros (Podemos-SP), autor da proposta, o evento tem se destacado como um pilar nacional, de referência mundial, para a difusão da importância e necessidade da aquicultura e da piscicultura.
“A Aquishow promove o encontro de todos os segmentos da cadeia produtiva, fomentando a integração entre piscicultores, técnicos, fornecedores, consumidores, trabalhadores, pesquisadores e outros interessados no ramo. É realizada há nove anos em nosso País, contando inclusive com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, além do envolvimento de autoridades do Governo Federal, em especial do extinto Ministério da Pesca”.
Segundo Malheiros, a realização da atividade se dá sob a forma de seminário, havendo espaço também para feiras e para exposição de produtos, serviços, tecnologias, equipamentos e insumos. “O propósito é discutir o aperfeiçoamento das práticas de produção e desenvolvimento sustentável das técnicas de aquicultura e piscicultura, inclusive na busca por novas tecnologias, sempre enfatizando a relevância que essas práticas possuem para a sociedade de uma forma geral”, complementa.
Em sua propositura, Malheiros destaca os benefícios do peixe para a alimentação. “São inegáveis os benefícios. Trata-se de um dos alimentos de melhor qualidade para o consumo humano, sendo uma fonte reconhecidamente rica em proteínas e em vitaminas e minerais, tais quais: vitamina A, as vitaminas do complexo B, vitamina E, ácido fólico, zinco, cálcio, ômega 3, ferro, iodo, entre outros. É um alimento altamente recomendado por nutricionistas e médicos.”
“A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) estima que o consumo mundial de pescados seja de 125 milhões de toneladas por ano, valor que saltará para 225 milhões em 2030”, afirma o deputado federal, médico há mais de 40 anos.
“A Aquishow conta com o envolvimento de diversas entidades da sociedade civil, bem como de prefeituras paulistas, como Santa Clara D’Oeste, Santa Rita D’Oeste, Três Fronteiras, Nova Canaã Paulista, Rubinéia e Santa Fé do Sul, além de patrocinadores da iniciativa privada. Na edição deste ano, foram mais de 50 empresas expositoras, com a participação de 19 estados brasileiros e de 12 países, com o giro de aproximadamente R$ 6 milhões em negócios realizados somente no âmbito do evento. É inegável sua grandeza e importância”, avalia Dr. Sinval Malheiros.
“Diante de todo o exposto sobre a importância da Aquishow para a aquicultura e a piscicultura, entendemos necessária a sua valorização e consequente promoção à condição de patrimônio cultural imaterial brasileiro, ação essa de elevado mérito”, finaliza o parlamentar.

Curta nossa página no Facebook e
fique por dentro das novidades do PODEMOS

Facebook

Você pode nos acompanhar de pertinho.
Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos?
Inscreva-se agora em nosso YouTube.

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp
e receba em tempo real todas nossas
atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto
nossos posicionamentos.
Juntos PODEMOS.

Twitter

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

POR E-MAIL

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL POR WHATSAPP

Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do PODEMOS.

Facebook

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos, inscreva-se agora na nossa plataforma no YouTube

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp e receba em tempo real todas nossas atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Você pode nos acompanhar de pertinho. Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto nossos posicionamentos. Juntos PODEMOS.

Twitter

QUEM SOMOS

História
Em 4 Anos
Estatuto
Lideranças
Pelo Brasil
Fundação

ACREDITAMOS

+ Transparência
+ Participação
+ Democracia
Seja Filiado

ACOMPANHE

Notícias
Artigos
Informes
Resoluções
Revista Câmara
App Podemos

ELEIÇÕES

2020
2018
Candidaturas
Downloads

ATENDIMENTO

(11) 3935-6353
Envie um E-mail
Nossa Ouvidoria
App Podemos


#JuntosPodemos