Deputado Cajar Nardes comemora investimento de R$ 24 milhões em ‘castramóveis’

Fábio de Larue
Notícias

Integrante de um grupo restrito de deputados que compõem a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Animais, que tem como um dos seus focos de trabalho a causa animal, o deputado federal Cajar Nardes (Podemos-RS) tem sido incansável na causa. Diversas reuniões do parlamentar no Ministério da Saúde foram decisivas para a criação de uma rubrica capaz de atender os municípios através de emendas parlamentares destinadas à castração, aquisição de equipamentos veterinários móveis e fixos.

Com a medida, o Ministério da Saúde passou a financiar unidades móveis para controle de zoonoses, apelidadas de ‘castramóveis’, aos municípios. A pasta informou que garantiu R$ 24 milhões para 198 propostas. As prefeituras ainda terão de fazer licitação.

“Os maiores responsáveis pelo grande número de animais abandonados somos nós mesmos. Se investirmos um real em castração e controle de zoonoses, economizaremos mais de 25 reais em saúde humana”, comentou Cajar Nardes, ao observar que a demanda em relação a esta questão é muito grande pelos milhares de municípios brasileiros.  “Devemos olhar para animais de rua como se fossem vetores. Temos que cuidar da população de animais de rua. Eles transmitem várias doenças, como raiva, toxoplasmose, leishmaniose. Este é o começo de uma significativa mudança nesta questão. Pretendemos avançar ainda mais”, completou o parlame