Deputado Aluisio Mendes defende polícia unificada

Débora Arruda
Notícias

O auditório Nereu Ramos ficou lotado enquanto os especialistas em Segurança Pública da Alemanha, Áustria, França e Chile compartilharam suas experiências bem sucedidas com o modelo de polícia unificada. O Seminário Internacional foi realizado pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados que propõe a unificação das polícias Militar e Civil.

O deputado Aluisio Mendes (MA) é membro da comissão e defende a proposta de unificação.

“Enquanto tentarmos combater o crime de forma desarticulada, teremos mais inquéritos sem resolução e mais disputas corporativas entre as polícias. Sou a favor da proposta que acresce mais valor à carreira policial e moderniza o sistema de segurança do nosso país”, enfatizou o parlamentar.

Na prática, a comissão especial que discute a unificação, pretende que policiais militares e policiais civis de todo o país se tornem uma única força realizando o policiamento ostensivo, preventivo e também as investigações criminais. Atualmente, as ações de policiamento ostensivo e preventivo são de competência da polícia Militar enquanto as investigações competem à Polícia Civil.

A Comissão discute a proposta desde setembro de 2015 e a expectativa dos membros é que o relatório final sobre a unificação das polícias seja apresentado em julho.