Comissão de Cultura aprova de Malheiros que torna Ibitinga a ‘Capital do Bordado’

Jurandyr Bueno
Notícias

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, em reunião ordinária realizada quarta-feira (29), aprovou unanimemente o parecer favorável ao Projeto de Lei 6.558/2016, de autoria do deputado federal Dr. Sinval Malheiros (Podemos-SP). A propositura confere ao município de Ibitinga o título de ‘Capital Nacional dos Bordados e dos Enxovais.

A iniciativa do Dr. Sinval Malheiros foi considerada “inteiramente pertinente e louvável” pela Comissão de Cultura, por reconhecer o município de Ibitinga como o principal polo comercial e industrial do Brasil e um dos mais importantes da América do Sul, na fabricação e produção de bordados e artigos para enxoval”.

Para conseguir a aprovação unânime, o deputado federal fundamentou o seu projeto em informações e números expressivos. “Desde 1974, a cidade é sede da Feira do Bordado; são cerca de 200 empresas que exibem e comercializam roupas e peças de bordados para mais de 200 mil pessoas todos os anos”, destacou.

Malheiros ainda ressaltou: “Conferir a Ibitinga o título de ‘Capital Nacional dos Bordados e dos Enxovais’ significa muito mais que prestar uma homenagem simbólica. Representa, acima de tudo, estabelecer uma referência oficial a um município que se destaca no difícil segmento da produção têxtil e que sofre com concorrências acirradas e muitas vezes injustas de fabricantes do exterior. Significa ainda incentivar e promover a produção nacional, criando novas oportunidades de emprego e renda, com o fomento do turismo comercial”.

Agora, o projeto de Malheiros segue à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para avaliação de legalidade, constitucionalidade e técnica legislativa. Por tramitar em caráter conclusivo, a matéria não precisará ser submetida ao Plenário. Isso significa que, aprovada na comissão, segue para sanção da Presidência da República.