Ademir Camilo defende a regulamentação da profissão do telemarketing

Alisson Esteves
Notícias

O bem-estar dos trabalhadores é, sem dúvida, uma das principais preocupações do deputado Ademir Camilo (MG) na Câmara dos Deputados. Atento às demandas de diversos segmentos do mercado de trabalho, o parlamentar apresentou, em 2013, o projeto 6875 que dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de operador de telemarketing, segmento que ainda carece de amparo legal.

”Para muita gente a profissão de operador de telemarketing é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Mais da metade das pessoas que atuam no mercado de trabalho em telemarketing são os jovens em busca do primeiro emprego. A área de telemarketing tem registrado um crescimento surpreendente nos últimos anos por conta de expansão de consumo o que justifica a necessidade de regulamentar a profissão”, explicou Ademir Camilo.

O deputado alertou que o setor de telemarketing é também um dos que registram um dos mais altos índices de doenças ocupacionais. Os grandes problemas destacados pelos trabalhadores no processo de trabalho são: clima organizacional ruim, pressão psicológica, excesso de cobrança e permanente monitoramento, não atendimento de solicitação de pausa para necessidades fisiológicas e deficiência de mobiliário e equipamento. “Tratados como robôs, esses trabalhadores ficam excessivamente tensos, atendem mal os clientes, adoecem e são demitidos.” advertiu Ademir Camilo. Na opinião do deputado, essa dura realidade profissional precisa ser corrigida para ampliar as atividades do segmento e oferecer melhores condições de trabalho à categoria.